imprensa

DAE conquista selo com certificação internacional pela qualidade da água distribuída na cidade

Bauru, 05 de dezembro de 2017

DAE conquista selo com certificação internacional pela qualidade da água distribuída na cidade

O Departamento de Água e Esgoto (DAE), através do Controle de Qualidade conquistou o Selo de Acreditação Internacional ISO/IEC 17.025, de 2005, pela qualidade da água produzida e distribuída para a população de Bauru.

A Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde estabelece que a água para o consumo humano deva ser controlada de acordo com essa norma internacional, que garante o reconhecimento formal do Inmetro para operar com sistema de qualidade, documentado por meio da acreditação (credenciamento). A legislação define também a quantidade mínima, a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas e os limites permitidos.

O laboratório de analise de água do DAE, que funciona nas dependências da Estação de Tratamento de Água (ETA) realiza mensalmente, uma média de 310 análises físico-químicas e bacteriológicas de amostras de água, oriunda de pontos de coleta distribuída por toda a cidade, incluindo escolas, UPA, bebedouros públicos, comércios, reservatórios do DAE e residências, permitindo o monitoramento e controle da qualidade da água distribuída para os cidadãos.

Aprovação

Para ser aprovado no processo, o DAE investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 200 mil na aquisição de equipamentos, instrumentos e vidrarias acreditados pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) e materiais de referência acompanhados de certificado.

A autarquia ainda promoveu a contratação de profissionais de nível superior (um químico e um biólogo) e proporcionou a qualificação dos servidores, disponibilizando cursos referentes a procedimentos técnicos, cartas de controle de exatidão e precisão, cálculo de incerteza e documentos essenciais para o processo de acreditação junto ao Inmetro.

O processo final da Acreditação foi composto por auditorias internas e externas do Inmetro para validação do controle de qualidade. Os parâmetros contemplados na Acreditação, nos relatórios apresentados mensalmente à Vigilância Ambiental, são: coleta de água, cor, turbidez, temperatura, PH, flúor, cloro, análises bacteriologia e bactérias heterotróficas.

Com a conquista deste selo de qualidade pelo laboratório do DAE, a cidade de Bauru está entre as primeiras do Estado de São Paulo a conseguir essa certificação internacional, através de um órgão público de abastecimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DAE/BAURU
Segue foto: Divulgação



imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h