COMEÇAM OS SERVIÇOS DE TERRAPLANAGEM DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO VARGEM LIMPA

Tiveram início nesta semana os serviços de terraplanagem e nivelamento do terreno onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, no Distrito Industrial I.

A área destinada à construção da ETE conta com 150 mil metros quadrados e está localizada próxima ao Rio Bauru e Ribeirão Vargem Limpa. Os serviços de limpeza e topografia devem seguir durante todo o mês. A empresa COM Engenharia, de Valinhos (SP), vencedora da licitação, deverá executar a obra no prazo de 18 meses. O custo total é de R$ 129 milhões, sendo R$ 118 milhões provenientes do Governo Federal e cerca de R$ 11 milhões pelo Fundo de Tratamento de Esgoto (FTE).

A nova ETE terá capacidade para tratar inicialmente 1305 litros de esgoto por segundo. Na primeira etapa, até 2020, serão implantados três módulos, com capacidade de atendimento de 477 mil pessoas (cada módulo para 159 mil habitantes). Até 2030 atenderá uma população estimada de 587 mil habitantes, com quatro módulos.

A Estação será composta por sistema biológico de tratamento com Estação Elevatória de Esgoto Bruto, Desarenador, Reator UASB, Filtro Biológico Aerado, Decantadores, Desinfecção e Tratamento de Lodo.

Os serviços de assessoria técnica de engenharia em gerenciamento e fiscalização das obras da ETE serão realizados pelo consórcio SGS-Enger/ JHE, ganhador do certame com o valor de R$ 6.938.309,83, que também serão custeados pelo FTE.