AVENIDA NUNO DE ASSIS TERÁ NOVO TRECHO DE INSTALAÇÃO DE INTERCEPTORES A PARTIR DE QUARTA-FEIRA

O DAE, através da empresa vencedora da licitação, Stemag Engenharia, dá sequência às obras de implantação de mais de 11 quilômetros de interceptores de esgoto às margens do rio Bauru e córrego Água Comprida. Dez frentes de trabalho da contratada atuam nesses locais.

A partir da próxima quarta-feira (15), a partir das 7h, as tubulações começam a ser instaladas nas quadras 10 e 11 da avenida Nuno de Assis, no trecho entre avenida Nações Unidas e rua Tomé de Souza, no sentido Nações Unidas para o Fórum. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o dia 8 de maio.

A equipe da empresa contratada trabalhará nas duas faixas de rolamento, às margens do rio, em uma área isolada por tapumes de madeira. A faixa da direita, ao lado da calçada, que dá acesso ao comércio da avenida, ficará livre para o trânsito. Assim, será proibido estacionamento enquanto durar a obra. O cruzamento da avenida Nuno de Assis com a rua Araújo Leite permanecerá liberado para o trânsito de veículos.

Nas margens direita e esquerda do rio Bauru já foram instalados 2.950 metros de tubulações através do sistema convencional, que consiste na abertura de uma vala para instalação dos tubos, com diâmetros que variam de 700 a 1200 mm. No total, essas margens receberão 5.036 metros de interceptores. O Método Não Destrutivo (MND) Tunnel Liner, realizado através de perfurações no subsolo na horizontal por onde passam os interceptores, foi executado em 65 metros.

Nas duas margens do córrego Água Comprida estão sendo instalados 6.353 metros de tubulações. Até o momento, 4.050 metros foram assentados, sendo 3.825 metros através da abertura de valas a céu aberto e 225 metros pelo sistema MND.

A obra, custeada pelo Fundo de Tratamento de Esgoto (FTE) no valor de R$ 16.758.474,00 é necessária para garantir o tratamento de esgoto em Bauru, antes da construção da ETE Vargem Limpa.

Transposição do rio Bauru

O DAE vai contratar empresa especializada para construir tubulação aérea em concreto armado que vai interligar os interceptores de esgoto das duas margens do rio Bauru, conhecida como transposição do rio Bauru.

A obra irá transpor o esgoto da margem esquerda para a margem direita do rio, onde ficará localizada a futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, no Distrito Industrial I.

Com extensão total de 75 metros, a tubulação sairá da margem esquerda da Nuno de Assis, onde estão instalados interceptores com diâmetro de 1500 mm, cruzará o rio na altura da rua João Campos, no Jardim Chapadão, até encontrar os interceptores de 2000 mm implantados na margem direita, que seguirão até a ETE.

As empresas interessadas em participar da licitação deverão entregar os envelopes com documentos de habilitação e propostas comerciais até as 9 horas do dia 15 de maio. A abertura vai ocorrer às 9h15 do mesmo dia. A obra será realizada com recursos do Fundo de Tratamento de Esgoto e foi orçada pelo DAE em R$ 3.718.797,28.