imprensa

NÍVEL DO RIO BATALHA CAI E DAE ALERTA PARA CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

A lagoa de captação de água do Rio Batalha, que atende cerca de 150 mil habitantes de Bauru, baixou 10 centímetros em 24 horas, registrando 2,50 metros na manhã desta terça-feira (20). O índice considerado normal, que vinha se mantendo desde novembro do ano passado, é de 2,60 metros.

O volume de água tratada na Estação de Tratamento de Água foi reduzido de 530 litros por segundo (l/s) para 430 l/s. O aumento do consumo de água no município em razão das altas temperaturas registradas nos últimos dias contribuiu para o rebaixamento da represa. A utilização de grande volume do líquido também está comprometendo os níveis dos reservatórios que são abastecidos por poços.

Como forma de evitar um novo rodízio, o DAE ressalta que o uso consciente e racional da água se faz necessário, por isso os consumidores de todos os bairros da cidade devem utilizar a água de maneira adequada e adotar medidas para evitar o desperdício, evitando-se alguns hábitos ainda comuns, como banhos longos, lavagem de carros e calçadas com mangueira e lavagem de louças com a torneira o tempo todo aberta.

A autarquia ainda lembra que está em vigor desde o final do ano passado a lei contra o desperdício no município. Serão punidas as pessoas que lavam calçadas ou molham ruas com uso contínuo; mantêm torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d?água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente; lavam carros em vias públicas. Ao verificar o uso inadequado ou o desperdício de água, fiscais do DAE estão autorizados a advertir o munícipe. Em caso de reincidência, será aplicada uma multa de 50% referente à conta pelo consumo de água do contribuinte infrator no mês anterior.

Consumidores que não possuem caixa d´água domiciliar podem ficar desabastecidos por mais tempo. De acordo com a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - o volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal.

Contando com a colaboração de todos, o DAE irá disponibilizar caminhões-pipa, caso necessário, através do 08007710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.


Ações do DAE

A curto prazo serão perfurados mais seis poços (Jardim TV, que já está em andamento, Santa Cândida, Padilha, Alphaville, Imperial e Villagio IV).

- A médio e longo prazo serão adotadas propostas apontadas pelo Plano Diretor de Água, que foi entregue ao DAE no final do ano passado para direcionar as necessidades de planejamento e investimentos nos serviços de água do município para os próximos 20 anos. As principais são:


- Captação de água complementar

A captação complementar do rio Batalha será responsável por captar a vazão de 350 litros por segundo a fio de água na região próxima ao distrito de Tibiriçá e à divisa do município de Bauru com Avaí, e recalcar essa vazão à lagoa de captação atual.


- Setorização

A setorização da rede de distribuição é a divisão da cidade em regiões, onde será possível trabalhar de forma específica cada setor do município. É uma forma de controle que permite a realização de manobras e intervenções sem que o sistema todo seja comprometido. Com essa medida, o fornecimento de água poderá ser interrompido para manutenções, sem que o restante da cidade seja prejudicado.


- Reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA)

Reforma para recuperar a estrutura civil e modernizar o processo de tratamento para que possa ser operada com vazão máxima de 550 litros por segundo.


- Dois novos poços (Zona Norte II e Ecovila)

____________________
Assessoria de Imprensa - DAE/Bauru


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h