imprensa

SERVIDOR DO DAE PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE CRISE HÍDRICA EM SÃO PAULO

O DAE, representado pelo servidor José Brazoloto, Químico e Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental -ABES-Subseção Bauru, participou no último dia 2 do seminário "A crise de escassez hídrica no Brasil e seu gerenciamento no Estado de São Paulo", no auditório do Espaço Técnico Cultural do CREA, em São Paulo.

Brazoloto, que é especialista em Gestão Ambiental e Saneamento Básico, explicou que o evento teve como objetivo contribuir para uma discussão circunstanciada sobre desdobramentos da crise e as ações em curso planejadas para o seu enfrentamento.

O seminário contou com a presença do Prof. Dr. Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água, que apresentou um panorama sobre a situação hídrica mundial e abordou a crise, destacando as medidas mais adequadas de médio e longo prazo. O especialista também pontuou que a ordem política é essencial para um gerenciamento eficiente dos recursos. "A gestão de recursos hídricos é essencialmente um processo político".

Participaram e realizaram as palestras os representantes da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; SABESP; ANA - Agência Nacional de Águas e da Prefeitura de Campinas.

O presidente da ABES-SP destacou que a crise também pode ser precursora de novas oportunidades "A crise nos leva a um momento de reorganização e, principalmente, de aprendizagem". Ressaltou ainda a oportunidade do evento para falar sobre o posicionamento da entidade a respeito da crise de escassez hídrica. "O país vive crise de escassez hídrica de dimensões inéditas e não antecipadas pelas previsões climáticas. A crise atinge um vasto território do Sudeste e do Nordeste brasileiros com forte incidência em São Paulo e afeta os diversos usos da água, revelando conflitos que precisam ser tratados de imediato. Embora não haja precisão das previsões meteorológicas é provável que seja de grande duração, requerendo estratégias de longo prazo para seu enfrentamento".

Durante a oportunidade, o presidente da ABES ainda anunciou a criação de uma Câmara Técnica de Recursos Hídricos, entre as já existentes na ABES, que irá reunir especialistas para acompanhar e atuar mais ativamente nas questões que relacionam saneamento ambiental à gestão de recursos hídricos no Estado de São Paulo.

____________________
Assessoria de Imprensa - DAE/Bauru


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h