PROSSEGUEM AS OBRAS DE INSTALAÇÃO DE INTERCEPTORES ÀS MARGENS DO RIO BAURU

A empresa Stemag Engenharia dá sequência aos serviços de implantação dos 727 metros de interceptores de esgoto às margens direita do Rio Bauru. Nesta primeira fase da obra, a contratada mantém duas frentes de trabalho entre as quadras 01 e 04 da Avenida Nuno de Assis, onde até o momento foram instalados 400 metros de tubulações de concreto de 1000 mm de diâmetro através do sistema tradicional, que consiste na abertura de uma vala para instalação dos tubos.

Na manhã desta segunda-feira, 22/09, uma terceira equipe começou a atuar no trecho compreendido entre a rua Inconfidência e Viaduto 13 de Maio, também na margem direita do Rio Bauru, para dar início à instalação de mais 186 metros de interceptores.

No total, 1.954 metros deverão ser assentados na margem direita, sendo que aproximadamente 170 metros serão executados pelo Método Não Destrutivo (MND) Tunnel Liner, realizado através de perfurações no subsolo na horizontal. A margem esquerda terá 3.082 metros com tubulações de 700 mm e 1200 mm, com 200 metros de MND.

A obra terá continuidade no Córrego Água Comprida, onde serão instalados 6.353 metros de tubulações. Desse total, 4.805 metros ficarão na margem direita, com interceptores de 450 mm a 750 mm e a margem esquerda terá extensão de 1.548 metros com tubos de 450 mm. O MND será executado em mais de 250 metros.

A implantação dos interceptores vai possibilitar que todo o esgoto despejado atualmente no Rio Bauru seja coletado e transportado através de tubulações à futura Estação de Tratamento de Esgoto Vargem Limpa, no Distrito Industrial I. O prazo máximo para execução completa da obra, que será custeada pelo Fundo de Tratamento de Esgoto (FTE) pelo valor de R$ 16.758.474,00, é de oito meses.

A previsão é que as quadras 01, 02, 03 e 04 da Avenida Nuno de Assis, margem direita do Rio Bauru, sentido do Fórum para o Terminal Rodoviário, e a rua Inconfidência com Viaduto 13 de Maio fiquem interditadas até o dia 10 de outubro, quando estão previstas as conclusões dos trabalhos desses dois trechos .

Os motoristas deverão utilizar os desvios e rotas alternativas, criados pela Emdurb. Quem estiver nas imediações do quarteirão 01 da avenida Nuno de Assis e desejar dirigir-se sentido avenida Nações Unidas, terá como opção de desvio as ruas Carlos Gomes, Silva Jardim, Praça da Bíblia, rua Beiruth, Alto Juruá, São Paulo, Alto Purus e acessar novamente a avenida Nuno de Assis, no cruzamento com a rua Alto Purus. Já o outro desvio será da seguinte forma: vindo pela rua Treze de Maio, acessar a rua Coroados, rua Rio Branco e rua Inconfidência.