imprensa

CENTRO AMBIENTAL RIO BATALHA COMEMORA 10 ANOS

O Centro de Educação Ambiental Rio Batalha, implantado pelo DAE em 2004, comemora nesta sexta-feira, 19/09, 10 anos de serviços voltados às questões ambientais.

Criado com intuito de apresentar através de visitas técnicas noções básicas sobre a necessidade do uso racional da água, destacando a situação atual dos recursos hídricos e preservação do Rio Batalha, o local oferece atividades com apresentações de vídeos, diálogo com perguntas e respostas e dinâmicas de grupo. Para comemorar a data, o Centro Ambiental recebeu nesta quinta-feira, 18/09, a visita de cerca de 20 alunos de uma escola de Piratininga.

A programação é coordenada pela gestora ambiental da autarquia, Carmen Luiza Baffi de Carvalho, que durante o encontro ainda transmite informações do trabalho desenvolvido pela autarquia, como as etapas de captação, adução, tratamento e distribuição da água.

O Centro Ambiental possui uma área de mais de 46 mil metros quadrados, na divisa com o município de Piratininga, e dispõe de sede, sala de vídeos, represa e bosque do servidor com trilha ecológica e plantas nativas, entre outros atrativos. Além de ser um ambiente agradável, amplo e composto por vários elementos naturais, também está presente na área a represa da captação de água, que tem uma de suas margens cercada por vegetação nativa da região.

Os agendamentos de visitas devem ser realizados por meio do site da autarquia www.daebauru.sp.gov.br -, através do link ?Meio Ambiente?, ou pelo telefone (14) 3235-6177, com Carmen.

Diálogo Interbacias

Pelo terceiro ano consecutivo (o segundo com Sirlei Sebastiana Polidoro Campos, diretora da Divisão de Coordenação de Áreas da Secretaria Municipal de Educação), a gestora ambiental do DAE Carmen Luiza Baffi de Carvalho foi premiada pelo trabalho apresentado em conjunto durante o ?XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos?, evento realizado entre os dias 01 e 04 de setembro, em São Pedro, São Paulo.

Desde 2003 o Diálogo Interbacias objetiva permanentemente discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental, a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas, entre diversos outros assuntos.

?Programa Agente do Bem: A Sustentabilidade da água no Cotidiano? foi o tema apresentado neste ano, que abordou o conteúdo desenvolvido no Programa Agente do Bem, gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN). O Programa foi criado em 2008 e é formado por um funcionário de cada unidade escolar que é responsável por vistoriar semanalmente o ambiente em busca de possíveis criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e albopictus.

O assunto foi detalhado através de palestra com a gestora do DAE, que abordou o tema da água como recurso natural, as condições do Aquífero Guarani, o consumo, uso racional e o desperdício do liquido. Na oportunidade, ainda foram apresentadas as atividades desenvolvidas no Centro Ambiental Rio Batalha.

____________________
Assessoria de Imprensa - DAE/Bauru


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h