ABERTOS OS ENVELOPES PARA HABILITAÇÃO DA EMPRESA QUE VAI FISCALIZAR OBRAS DA ETE VARGEM LIMPA

O DAE realizou nesta segunda-feira, 08/09, a sessão de abertura dos envelopes com as documentações das interessadas em participar do processo licitatório que visa contratar empresa para prestar serviços de assessoria técnica de engenharia em gerenciamento e fiscalização das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa. A licitação é na modalidade Concorrência Pública - Tipo Técnica e Preço, Regime de Empreitada por Preço Unitário.

Foram entregues propostas de dois consórcios (TCRE Engenharia/LBR Engenharia e SGS Enger Engenharia/JHE Engenharia) e da empresa Arcadis Logo. As documentações serão analisadas pela Comissão Especial de Processamento e Julgamento de Licitações da autarquia e na sequência serão avaliados os envelopes com as propostas técnicas e comerciais das empresas.

Na proposta técnica as participantes deverão demonstrar conhecimento para elaborar planos técnicos de gerenciamento e fiscalização das obras, fornecimentos de equipamentos e testes de operação, metodologia e plano de trabalho, além da comprovação de experiência dos profissionais que irão integrar a equipe técnica. Serão avaliados e pontuados critérios de clareza e objetividade, consistência e atendimento às especificações e o Termo de Referência do Edital, além da confiabilidade e experiência das licitantes.

A empresa vencedora será responsável pelo acompanhamento de todas as etapas do processo construtivo descritas no projeto executivo da obra, recebimento e aferição do material fornecido, vistoria final para aceitação definitiva dos serviços e acompanhamentos de eventuais pendências, verificações finais nos acabamentos, entre outras atividades que deverão ser desenvolvidas. O valor estimado da licitação é de R$ 7.774.707,85.

A ETE Vargem Limpa será construída com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) conquistados a fundo perdido, com contrapartida do Município. Com 150 mil metros quadrados de área total, localizada próxima ao Rio Bauru e Ribeirão Vargem Limpa, terá capacidade para tratar inicialmente 1305 litros de esgoto por segundo.

Na primeira etapa, até 2020, serão implantados três módulos, com capacidade de atendimento de 477 mil pessoas (cada módulo para 159 mil habitantes). Até 2030 atenderá uma população estimada de 587 mil habitantes, com quatro módulos.

A ETE será composta por sistema biológico de tratamento com Estação Elevatória de Esgoto Bruto, Desarenador, Reator UASB, Filtro Biológico Aerado, Decantadores, Desinfecção e Tratamento de Lodo.