INTERCEPTORES COMEÇAM A SER INSTALADOS NA MARGEM DIREITA DO RIO BAURU

Os 727 metros que contemplam a primeira fase das obras de interceptores de esgoto às margens direita do Rio Bauru começaram a ser instalados na tarde desta sexta-feira, 22/08, por funcionários da empresa Stemag Engenharia, vencedora do processo licitatório.

Neste trecho, que compreende as quadras 01 a 04 da Avenida Nuno de Assis, os interceptores, com diâmetro de 1000 mm, estão sendo implantados através do sistema tradicional, que consiste na abertura de uma vala para instalação dos tubos. No total, 1.954 metros deverão ser assentados na margem direita, sendo que aproximadamente 170 metros serão executados pelo Método Não Destrutivo (MND) Tunnel Liner, realizado através de perfurações no subsolo na horizontal. A margem esquerda terá 3.082 metros com tubulações de 700 mm e 1200 mm.

A obra terá continuidade no Córrego Água Comprida, onde serão instalados 6.353 metros de tubulações. Desse total, 4.805 metros ficarão na margem direita, com interceptores de 450 mm a 750 mm e a margem esquerda terá extensão de 1.548 metros e tubulações de 450 mm. O MND será executado em mais de 250 metros.

A implantação dos interceptores vai possibilitar que todo o esgoto despejado atualmente no Rio Bauru seja coletado e transportado através de tubulações à futura Estação de Tratamento de Esgoto Vargem Limpa, no Distrito Industrial I. O prazo máximo para execução completa da obra, que será custeada pelo Fundo de Tratamento de Esgoto (FTE) pelo valor de R$ 16.758.474,00, é de oito meses.

A previsão é que as quadras 01, 02, 03 e 04 da Avenida Nuno de Assis, margem direita do Rio Bauru, sentido do Fórum para o Terminal Rodoviário, fiquem interditadas até o dia 18 de setembro. Os motoristas deverão utilizar os desvios e rotas alternativas, criados pela Emdurb. Quem estiver nas imediações do quarteirão 01 da avenida Nuno de Assis e desejar dirigir-se sentido avenida Nações Unidas, terá como opção de desvio as ruas Carlos Gomes, Silva Jardim, Praça da Bíblia, rua Beiruth, Alto Juruá, São Paulo, Alto Purus e acessar novamente a avenida Nuno de Assis, no cruzamento com a rua Alto Purus.