POÇO ZONA NORTE ENTRA EM FUNCIONAMENTO PARA REFORÇAR ABASTECIMENTO DE MAIS DE 20 MIL HABITANTES

O poço Zona Norte, localizado na Rodovia Cesário José Castilho, sem n°, sentido Bauru-Iacanga, entrou em operação na tarde desta quarta-feira, 20/08, para beneficiar aproximadamente 20 mil moradores dos bairros Jardim Nova Bauru, Pousada da Esperança I e II, Vila São Paulo, Jardim Ivone, Parque City, Quinta da Bela Olinda, Distrito Industrial IV, Bauru 2000 (Nobuji Nagasawa) e adjacências.

Os serviços finais para ativar o poço foram acompanhados pelo presidente Giasone Cândia, os conselheiros Isidoro Miguel Xavier e Newton Carlos Pereira Ferro, o diretor da Divisão de Produção José Brazoloto, o assessor de gabinete Isaar Almeida, o engenheiro elétrico Luiz Gustavo Batista de Souza, além de servidores do DAE que trabalharam na obra.

Para entrar em funcionamento, técnicos da ETA concluíram na tarde desta terça-feira, 19/08, a instalação da bomba dosadora de cloro e flúor, procedimento fundamental para que a água seja distribuída à população dentro dos padrões de potabilidade.

No último mês, a empresa Uniper Hidrogeologia, responsável pela perfuração do poço, entregou ao DAE o relatório que aponta o resultado do teste de vazão da mencionada unidade. O projeto da obra previa uma produção de 200 m³/h (metros cúbicos por hora), mas a vazão final foi superada e medida em 265 m³/h, um acréscimo de 65 mil litros de água por hora para atender a população beneficiada.

O novo poço tem profundidade de 598 metros e irá abastecer o reservatório também denominado Zona Norte, com capacidade de armazenamento de 2 milhões de litros de água. O valor investido pelo DAE na obra foi de R$ 1.961.412,00. Além de reforçar o abastecimento da região mencionada, se houver necessidade o Zona Norte terá a possibilidade de auxiliar na distribuição de água dos reservatórios Gasparini e Mary Dota, responsáveis em abastecer os bairros Vila Garcia, Jardim Helena, Jardim TV, Beija Flor, Santa Luzia, Jardim Godoy, Jardim Chapadão, Jardim Silvestre, Bauru I (Isaura Pita Garmes), Jardim Mendonça, Mary Dota e Gasparini. Além disso, através de interligações aos sistemas, o poço poderá ajudar a abastecer o reservatório IX de Julho, que distribui água para o Fortunato Rocha Lima, Parque Jaraguá, Parque Santa Edwirges, Jardim Petrópolis, Parque Roosevelt, Jardim Progresso, Gerson França, Parque União, Jardim Rosa Branca e Jardim Vânia Maria.

A inauguração oficial do poço será realizada após a conclusão das obras de acabamento da área onde está instalada a Unidade.