meio ambiente

OS AQUÍFEROS E OS POÇOS



Etimologicamente, aquífero significa: aqui=água e fero=transfere, ou do grego, suporte de água (HEINEN et al., 2003).

Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas (BOSCARDIN BORGHETTI, N.R., BORGHETTI J.R., ROSA FILHO, E.F.).

Um aquífero pode ter extensão de poucos quilômetros quadrados a milhares de quilômetros quadrados, também pode apresentar espessuras de poucos metros a centenas de metros (REBOUÇAS et al, 2002).

Na natureza existem principalmente dois tipos de aquíferos, quanto à superfície superior: livres (ou freáticos) e confinados (ou artesianos).

Aquíferos confinados e livres

Os aquíferos livres encontram-se próximos à superfície de formação geológica permeável, totalmente aflorantes em toda sua extensão, e limitados na base por uma camada impermeável.

Os aquíferos confinados apresentam-se, geralmente, numa maior profundidade, de formação geológica permeável, confinada, e são intercalados entre camadas impermeáveis ou semipermeáveis. Neste caso, a água está sob pressão nos poros, e quando se constrói um poço, a água ascende, algumas vezes até a superfície.

Tipos de poços

Os tipos de poços mais comuns são: poços escavados e poços tubulares.

Esquema de
poço escavado

Poços escavados

Os poços escavados apresentam grandes diâmetros, com profundidades geralmente inferiores a 25 metros e normalmente revestidos com cimento, ladrilhos ou pedras. A água é geralmente extraída com baldes, bombas de pequena potência ou cataventos.

Esquema de
poço tubular

Poços tubulares

Os poços tubulares apresentam pequenos diâmetros e profundidades que variam de dezenas a centenas de metros, muitas vezes revestidos com tubos intercalados com filtros. A água é geralmente extraída com bombas elétricas e compressores. São denominados poços artesianos quando exploram aquíferos confinados.


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h