meio ambiente

DAE RECICLA



Missão: "contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através de ações voltadas à minimização de resíduos, conservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e formação de pessoas comprometidas com esta missão".

Objetivos: incentivar e apoiar a formação de práticas voltadas à sustentabilidade, através da gestão compartilhada e integrada de resíduos.

1. Estimular valores, atitudes e comportamentos voltados à minimização de resíduos e à adoção de práticas ambientalmente adequadas, mediante a implementação de um programa educativo no DAE;

2. Contribuir para o estabelecimento de diretrizes para uma política interna de conservação, recuperação, melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida no DAE, no seu entorno e interfaces.

Os 3 Rs: Redução, Reutilização e Reciclagem

São os passos para que nós, indivíduos, instituições e governos, segundo a Agenda 21, consigamos realmente minimizar a exploração de recursos naturais, o impacto ambiental de nossa sociedade urbano-industrial e, enfim, a quantidade do nosso lixo.

Redução - envolve a adoção de medidas para se evitar o descarte de produtos, implicando uma diminuição no próprio uso, no consumo, no desperdício de bens.

Reutilização - engloba as atividades que aproveitam produtos antes de seu descarte como reuso direto (do verso de folhas de papel e de vasilhames, por exemplo), restauros, trocas de usados, artesanato com sobras, etc.

Reciclagem - ainda que contribua sobremaneira para diminuir o volume de lixo a ser destinado aos lixões e aterros e para a recuperação de materiais, água e energia, não deve ser uma ação desvinculada dos 2 primeiros Rs, o que poderia servir para legitimar o desperdício.

Pense: o que é melhor?
Separar materiais descartados para reciclagem ou evitar seu descarte?
Não parece lógico que deixar de produzir lixo é mais interessante do que reciclá-lo?

Como você pode ajudar?
REDUÇÃO do consumo e REUSO de materiais

• Substituição de copos plásticos descartáveis - o consumo médio era de 10 unidades/funcionário/dia (copos de água e café) - por copos e xícaras duráveis;
• Substituição de garrafões com água mineral por bebedouros de fonte, que dispensam o uso de copos;
• Correção de textos na tela do computador antes de imprimi-los;
• Impressão e cópias frente-e-verso de teses, dissertações, artigos, documentos, apostilas, etc;
• Diminuição no tamanho de papel para recados e no número de cópias de documentos;
• Priorização de comunicação via correio eletrônico;
• Adoção de envelopes contínuos (tipo " vai-e-vem"), que podem ser reutilizados cerca de 40 vezes;
• Suspensão na compra de blocos para rascunho;
• Adoção de utensílios duráveis como guardanapos e coadores de café de pano, talheres de metal, pratos de louça e até fraldas de pano em creches;
• Utilização de toalhas de pano individuais em substituição às similares de papel, ou aquisição de secadores com ar quente, dentre outras.


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Ligações por celular: 14-3235-6140 / 3235-6179
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h