meio ambiente

CENTRO AMBIENTAL - RIO BATALHA



O cenário atual exige dos serviços de saneamento uma gestão administrativa baseada no desempenho eficaz, com preservação do equilíbrio ambiental, adquirindo um novo perfil.

Ter um programa de educação ambiental dentro dos serviços de saneamento é, ao mesmo tempo, disseminar interna e externamente as questões ambientais e soluções ambientalmente adequadas para o processo produtivo, atender as necessidades legais e enfatizar a preocupação com o bem-estar da população, na busca do equilíbrio entre a utilização, conservação e preservação dos recursos naturais.

Logo do Centro Ambiental - Rio Batalha

Visando colaborar com a cidade e preocupado com as questões de preservação do manancial que abastece 40% da população de Bauru, o DAE implantou o Centro Ambiental - Rio Batalha, onde possibilita a aquisição de conhecimentos, habilidades e formação de atitudes para a prática da cidadania, garantindo uma sociedade sustentável.

O Centro Ambiental está situado em espaço contíguo à área de captação das águas do Rio Batalha, localizado na divisa dos municípios de Bauru e Piratininga, a cerca de 10 km da zona urbana de Bauru. O local é composto por vários elementos naturais que podem despertar a curiosidade e ilustrar diferentes discussões sobre diversas questões ambientais.

Entrada do Centro Ambiental

Tronco com logo

Tronco com data de inauguração

O Centro Ambiental – Rio Batalha foi inaugurado no dia 19/09/2004 e fica localizado ao lado da Captação Batalha do DAE.

Mapa de localização

O Centro Ambiental dispõe de uma área de 217 m2 e foi planejado com uma sede para receber os visitantes, com sala de treinamento, onde são ministrados cursos de conhecimentos na área da educação ambiental, e onde as crianças recebem as informações através de projeção de vídeos sobre a captação, tratamento e distribuição da água na cidade de Bauru, além de informações sobre como aprender a não desperdiçar a água.

O Centro Ambiental está implantando a Biblioteca do Meio Ambiente, onde as crianças poderão ter acesso à literatura infantil sobre educação ambiental, preservação dos recursos hídricos, espécies nativas do Batalha, coleta seletiva de lixo com reciclagem de papel e sua adequada destinação, compostagem e material orientando contra o desperdício de água, e como reutilizá-la.

As crianças e visitantes podem conhecer um viveiro de mudas, com espécies nativas da nossa região e que fazem parte da mata ciliar do Rio Batalha. Podem também ver como se faz uma muda, as etapas de crescimento e seu plantio.

Crianças assistindo vídeo

Viveiro com mudas

Crianças sobre o lago

O bosque do servidor foi formado com mudas nativas, onde cada servidor do DAE plantou uma espécie que no futuro representará a conscientização da preservação do meio ambiente e do Rio Batalha, formada dentro do Departamento de Água e Esgoto de Bauru.

O local apresenta um lago artificial que oferece o conhecimento de sistema alternativo para irrigação com a opção de geração de energia elétrica através de roda d?água, que pode ser uma vantagem, principalmente no meio rural.

Cascata feita por servidores

Placa do Bosque do Servidor

Plantio de mudas pelos servidores

Além de ser um ambiente agradável, amplo e de intenso verde, também está presente na área a represa da captação de água, que tem uma de suas margens cercada por vegetação nativa da região.

Para que as crianças e visitantes possam visualizar o sistema de captação, tratamento e distribuição da água na cidade de Bauru, foi confeccionada uma maquete, onde é mostrada toda a operação deste sistema pelo DAE e todo o Centro Ambiental.

Para se ter um esclarecimento do tipo de processo do tratamento de água feito para 40% do abastecimento da cidade pelo Rio Batalha, se confeccionou uma maquete, com garrafas pets, simulando todo o processo, onde o visitante vê desde a entrada de água bruta no sistema da ETA até a filtração.

Vista geral da maquete

Maquete do Centro Ambiental

Maquete da ETA

O Museu Casa da Memória resgata dados e o conjunto motor bomba da primeira captação de água de Bauru, nas margens do Córrego Vargem Limpa em 1921. Também mostra aos visitantes equipamentos antigos usados na operação e no laboratório de análise de água da ETA, e equipamentos de uso pelos serviços operacionais do DAE. Expõe também fotos de diversas obras de poços, adutoras e reservatórios, construídos ao longo dos anos pelo Departamento.

Está previsto como novo projeto, a implantação de um sistema de tratamento de esgotos por alagado, construído para tratar os lançamentos das casas dos servidores que moram na captação do Rio Batalha e do Centro Ambiental, onde os visitantes e as crianças poderão ver de perto como funciona o processo de tratamento de esgotos.

Será feito o projeto de reúso de água do efluente tratado e da água de chuva captada no Centro Ambiental, para utilização na irrigação das mudas do plantio de mata ciliar e do Bosque do Servidor. Este elemento poderá ser ricamente utilizado para ilustrar a necessidade, possibilidades e vantagens de reúso, do ponto de vista do uso sustentável deste recurso natural.

_______________________
Referências
Proposta de um Programa de Educação Ambiental para o Centro de Educação Ambiental do Rio Batalha – DAE/Bauru(SP), Heliene R. R. Zanelli e Jandira Liria B Talamoni. Faculdade de Ciências-Depto Ciências Biológicas- UNESP- Campus Bauru(SP), 2006.


imprima »

Contato

Bauru: 0800-7710195
Outras localidades: 14-3235-6100

Endereço: Rua Padre João, 11-25
Vila Santa Tereza
CEP 17012-020
Bauru - SP

E-mail: dae@daebauru.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Visite nossa página de contatos

Mídias Sociais (em breve)

Poupatempo

Atendimento ao público
Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44

Horário de funcionamento
de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h

MAIS INFORMAÇÕES
Acesse a página clicando aqui